A HISTÓRIA DA LIGA

Quando falamos de história da Liga, pensamos sempre nas histórias tão bem contadas pelo nosso Presidente Dr. Francisco Pinto e que no início da Semana da Epilepsia ocorrida em março, nos proporcionou um momento de memória sobre as pessoas e os acontecimentos que ocorreram nos primórdios da Liga. O Presidente Dr. Dílio Alves também nos relembrou o crescimento de atividades e a capacidade de organização da Liga. As histórias em torno do crescimento da Liga, têm particularidades interessantes, como uma conversa à volta duma mesa de almoço, ou uma circunstância que obriga à mudança de local de congresso e muitas, muitas histórias.

Resumidamente podemos contar a história da Liga da seguinte forma:

A Liga Portuguesa Contra a Epilepsia nasceu no dia 5 de março de 1971, numa reunião ocorrida no Hospital Dona Estefânia. Nesta reunião estiveram presentes profissionais de saúde ligados à neurologia e saúde mental tanto de crianças como de adultos. Nesse mesmo ano, os estatutos foram aprovados e foi eleita a primeira direção, sendo o Dr. João dos Santos o primeiro Presidente.

Em 1972, durante o 12º Congresso Internacional da ILAE (Liga Internacional Contra Epilepsia), em Barcelona, a Liga Portuguesa Contra Epilepsia foi aceite como membro da ILAE.

Muitos foram os colegas que ao longo destes anos contribuíram de forma marcante a evolução e crescimento da Liga. Poderão consultar os nomes dos nossos presidentes no nosso domínio. Ficam sem ser referidos muitos que contribuíram nas direções da LPCE, quer das direções nacionais como nas direções dos três Epicentros. Não poderemos esquecer o contributo dum grande neurologista, cuja vida marcou tantas áreas da neurologia, mas que deu um contributo muito especial na Epilepsia – o Dr. Orlando Leitão, neurologista e neurofisiologista do Hospital Egas Moniz. Aqui fica uma singela homenagem.


Os atuais e principais objetivos da LPCE, foram os mesmos ao longo dos tempos:

-Promover o conhecimento sobre Epilepsia aos profissionais de saúde em geral e em particular aos que tratam doentes com epilepsia,
-Apoio científico e atividades conjuntas com as associações de doentes,
-Melhorar o conhecimento sobre epilepsia aos doentes e seus cuidadores,
-Promover, junto do público em geral, o conhecimento da existência desta doença, elucidar sobre o que são as epilepsias, incluindo desmistificar conceitos errados sobre a epilepsia.

A LPCE promoveu reuniões nacionais, sendo em 1982 realizado o 1º Encontro Nacional de Epileptologia (ENE), o nosso congresso anual. Desde então 33 ENE foram realizados

Para além desta reunião, promovemos os Fóruns da Cirurgia de Epilepsia, local de encontro dos 5 Centros de Referência de Cirurgia de Epilepsia do país.

 

Promoveu alguns importantes congressos internacionais:

Encontro das Ligas Latinas, Coimbra 1984;
Congresso Ibero Americano de Epilepsia, Porto 1985;
1º Congresso Europeu de Epileptologia, Porto 1992;
25º Congresso Internacional de Epilepsia, Lisboa 2003;
6th Migrating Course Epilepsy, Porto 2012.

O 1º Congresso Europeu de Epileptologia, decorrido em Portugal, foi de particular importância – houve uma maior visibilidade da Liga e da capacidade de albergar os 2000 conferencistas mas um outro aspeto foi igualmente importante. Foi possível realizar um dos nossos “sonhos” que foi a compra de três imóveis, sedes dos Epicentros Norte – Porto, Centro – Coimbra e Sul -Lisboa.

 

Durante a sua existência a LPCE elaborou várias publicações que merecem ser referidas:

-“Livro Básico da Epilepsia”, 2007
-“Livro Branco” da Cirurgia da Epilepsia (Comissão de Cirurgia de Epilepsia), 2004
-“Notícias da Epilepsia” (1º número em1988).
-“Classificação de Crises Epiléticas”
E múltiplos folhetos educacionais para distribuição nas consultas de epilepsia.

E no final desta história não poderíamos deixar de referir a Semana da Epilepsia que ocorreu em março deste ano e que marcou o ponto auge das comemorações dos 50 da LPCE. Uma atividade que abrangeu vários tipos de público e um grande evento, organizado pelo Epicentro de Coimbra a quem deixamos o nosso agradecimento.

Em 2006 a LPCE promoveu a criação duma associação de doentes, a EPI, tendo sido realizadas várias iniciativas conjuntas.


Presidentes LPCE

Dr. João dos Santos
Profª. Mª Lurdes Levy
Dr. Eduardo Mato
Dr. Orlando Leitão
Prof. J. Keating
Dr. Rosalvo Almeida
Dr. Francisco Pinto
Prof. Lopes Lima
Dr. Francisco Sales
Dr. Dílio Alves
Dra. Manuela Santos