Clique aqui para ver o Relatório da EURAP de Maio de 2014
A LPCE é um dos 107 capítulos da International League against Epilepsy (ILAE) e colabora regularmente nas iniciativas educativas e científicas dessa organização.
A aprovação da Declaração Escrita sobre Epilepsia foi anunciada na sessão plenária de 15 de Setembro de 2012, no Parlamento Europeu.
Tendo assinado 459 deputados, trata-se da terceira maior adesão de todas as declarações de doenças desde 2004.
Quase todos os eurodeputados portugueses assinaram, dando assim sinais de uma crescente sensibilização para os problemas enfrentados pelas pessoas com epilepsia na realidade nacional e europeia. Esperamos que a assinatura desta declaração possa vir a ter um impacto concreto nos recursos destinados pela união europeia à investigação de melhores tratamentos, bem como à protecção de direitos e promoção da qualidade de vida das pessoas com epilepsia.
Esta conquista é devida aos esforços da IBE e dos diversos capítulos da ILAE na Europa, que diligente e repetidamente contactaram os seus deputados locais para incentivá-los a assinar.
A Declaração Escrita sobre a Epilepsia foi já oficialmente comunicada do Parlamento à Comissão Europeia e aos Parlamentos dos Estados Membros da UE.
Download:
Declaração Escrita sobre Epilepsia
Declaração Escrita sobre Epilepsia (traduzida para PT)
Vídeo:
A campanha “Stand Up for Epilepsy” polariza-se em torno duma colecção de imagens de desportistas famosos, fotografados com crianças ou adolescentes de todo o mundo. As fotografias visam transmitir que as celebridades não têm preconceitos contra a doença e que as pessoas com epilepsia podem alcançar seus objectivos, ter uma vida plena (incluindo a parátrica desportiva!).
Ao longo de 2012 a LPCE colaborou activamente na campanha , reunindo dezenas de fotografias de desportistas e pessoas com epilepsia. Estas fotos foram compiladas num pequeno livro e divulgadas activamente na campanha educativa da LPCE.
Fotografias da campanha “Stand Up for Epilepsy” aqui.
A LPCE mantém canais privilegiados de cooperação com os países Lusófonos, enquadrada na Comissão de Educação da Liga Internacional Contra a Epilepsia.
Relatório da Secção Lusófona 2007-08
Em 2005 a LPCE celebrou um protocolo de cooperação com a Liga Brasileira de Epilepsia, ao abrigo da qual elementos das duas organizações puderam participar nos respectivos congressos, partilhando e comparando realidades e experiências profissionais.
A cooperação com os nossos vizinhos espanhóis tem vindo a estabelecer-se de uma forma regular e produtiva, através das Reuniões Luso-Espanholas de Epilepsia.
Os 110 anos da ILAE (1909-2019) são uma referência de importância fundamental justificando uma breve nota histórica que tente descrever as conquistas, os referenciais e os desafios que a Liga tem vindo a enfrentar para a construção duma enorme estrutura hoje presente em cinco continentes.
Aceda aqui ao artigo na integra escrito pela Dr.ª Cristina Pereira e pela Dr.ª Conceição Robalo.