Mensagem do Presidente

Caros amigos, Neste ano de 2014 o Dia Europeu da Epilepsia teve lugar no dia 10 de Fevereiro e comemorou-se pela sua quarta vez.

Importa saber um pouco mais.

Todo este processo é muito recente, tendo início em 2011 quando foi criada uma “task force” conjunta, promovida pela Comissão dos Assuntos Europeus (CEA) da Liga Internacional Contra a Epilepsia (ILAE) e do Bureau Internacional de Epilepsia (IBE). Estava criada a “Epilepsy Advocacy Europe” (EAE).

A missão primária da Epilepsy Advocacy Europe é facilitar as iniciativas que aumentem o conhecimento geral e suportem a investigação sobre epilepsia a nível europeu. A EAE pretende tornar a epilepsia uma prioridade em toda a Europa. O Dr. Athanasios Covanis (Grécia) e o Dr. Philippe Ryvlin (França) são os coordenadores desta iniciativa.

A comemoração do 1º Dia Europeu da Epilepsia teve lugar a 14 de Fevereiro de 2011 e foi lançada em Estrasburgo no Parlamento Europeu, com uma exibição denominada “As muitas faces da epilepsia”. Todos os anos tem existido uma temática própria. Em 2012 “The Burden of Epilepsy” e em 2013 “Stand Up For Epilepsy”.

Em 2014, o tema central é “A epilepsia é mais do que ter crises”.

Ver em http://www.epilepsyadvocacyeurope.org/european-epilepsy-day/2014.224.html

É nesse sentido que gostaria de convidar todos os nossos associados e amigos para se juntarem a esta iniciativa europeia, trazendo ideias e realizações, que possam ser incorporadas neste tema central. É esse o desafio que vos lanço neste momento.

Na LPCE, algumas das iniciativas que estão a ser planeadas estão incluídas em dois projetos educacionais – o Projecta(NOS)+ e o Integrar(TE) – e na programação de duas atividades técnico-científicas: o Fórum Bial (a ter lugar em 25 de Outubro em Lisboa) e durante o 27º Encontro Nacional de Epileptologia (13-14 de Março de 2015, em Coimbra), que marcará o encerramento da campanha de 2014 e o lançamento da campanha de 2015.

Todas as vossas contribuições são bem-vindas. Contactem por favor o secretariado da LPCE (Paulo Nuno). lpceporto@epilepsia.pt

Até breve!