Obituário – Prof. Lopes da Silva

Obituário

O Prof. Fernando Lopes da Silva faleceu a 7 de Maio deste ano, com 84 anos. Neurocientista e professor de elevada reputação, muito estimado por estudantes e colaboradores, contribuiu de sobremaneira para o conhecimento da epilepsia.

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1935 e se formou em Medicina em 1959, mudou-se para a Holanda em 1965. Foi aí que exerceu a sua investigação dedicada à área da epilepsia, nomeadamente ao estudo da origem dos fenómenos epiléticos, focando-se nos aspetos biofísicos da atividade elétrica do cérebro e na organização funcional das redes neuronais.

Durante a sua carreira foi por diversas vezes premiado e reconhecido pelas suas contribuições excecionais na área da neurofisiologia clínica. Internacionalmente, agraciado com o Herbert H. Jaspar Award da American Clinical Neurophysiology Society (1999), e o Storm van Leeuwen/Magnus Prize, da Sociedade Holandesa de Neurofisiologia Clínica (2000). A nível nacional, foram-lhe atribuídos os títulos de doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa em 1997 e pela Universidade do Porto em 2002, e foi distinguido, com o grande-colar de Oficial da Ordem de Santiago de Espada, por notáveis realizações no campo da ciência, arte e literatura, concedida por sua Excelência o Presidente da República Jorge Sampaio, no ano 2000.

Embora radicado na Holanda até ao final da vida, o Prof. Fernando Lopes da Silva manteve sempre uma ligação próxima com Portugal, tendo contribuído para a formação de várias gerações de neurologistas e epileptologistas portugueses. A Liga Portuguesa contra a Epilepsia faz-lhe deste modo o devido reconhecimento e homenagem.