A Liga Portuguesa contra a Epilepsia vem, por este meio, divulgar o PSAD – Programa de Sensibilização e adaptação à doença.
Trata-se de uma iniciativa de in(formação), sensibilização e adaptação para pessoas com epilepsia. Este projeto pretende informar/ formar os participantes com conhecimentos sobre as epilepsias e todos os aspetos da sua doença, torná-los capazes de interagir com os seus cuidadores e profissionais de saúde, explorando as melhores terapêuticas e o melhor curso de ação para a sua vida.
Este programa irá abranger não só conhecimentos específicos acerca da fisiologia da Epilepsia, mas também aspectos relevantes para a adaptação aos condicionamentos psicológicos associados, bem como aos constrangimentos socio laborais existentes.
O programa é dirigido a pessoas com epilepsia, com idade igual ou superior a 18 anos, detentores do 9º ano de escolaridade e ausência de perturbação mental.
O programa é composto por 6 sessões, perfazendo uma carga horária total de 18 horas ao longo de 3 meses de duração previsto para as datas: 19/9; 3, 17 e 31/10; 14 e 28/11, aos sábados, a partir das 14h30m. O conteúdo programático é vasto e aborda aspetos clínicos, psicossociais e legais:
Sessão 1. A epilepsia ao longo dos séculos. Definição de epilepsia e tipos de crises.
Sessão 2. Causas da epilepsia. A epilepsia ao longo da vida.
Sessão 3. Tratamentos da epilepsia. Epilepsia refratária. Comorbilidades na epilepsia: físicas, psíquicas, sociais e estigma.
Sessão 4. Tratamento cirúrgico, paliativos e alternativos. Como atuar perante uma crise.
Sessão 5. Aspetos sociais da epilepsia.
Sessão 6. Aspetos legais da epilepsia.
O programa irá realizar-se nas instalações da LPCE do Porto (sede) ou através de plataforma digital (Zoom), de acordo com as recomendações e indicações que vão sendo emanadas pela Direção Geral de Saúde.
Este é um Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a projetos pelo INR I.P de 2020.
Consulte aqui o flyer de informação
Para solicitar a sua ação ou saber mais informações, contacte-nos para:
lpceporto@epilepsia.pt ou 226054959.