Após os contactos da LPCE com o Infarmed e a Aurovitas, fomos informados que o Stesolid de 5 mg se encontra novamente disponível no mercado e que as embalagens de 10 mg estarão disponíveis em Janeiro de 2016.
Transcrevemos abaixo os esclarecimentos da Aurovitas e do Infarmed:
Resposta da Aurovitas, em 10/12/2015:
“Serve o presente email para informar que o Stesolid 5mg está disponível no mercado. Colocámos ontem no mercado, cerca de 2900 embalagens a nível hospitalar e de ambulatório, cumprindo com todas as encomendas pendentes que tínhamos em nosso poder. A situação está, como tal, regularizada.
Agradeço que partilhe esta informação com todos os interessados.
Rita Prazeres
Head of Regulatory Affairs & Pharmacovigilance”
Resposta do Infarmed, em 18/12/2015:
“Em resposta ao e-mail de 24-11-2015, relativamente à situação irregular que se verifica, ainda, no abastecimento ao mercado dos medicamentos Stesolid, 5mg/2,5ml, solução retal, e Stesolid, 10mg/2,5ml solução retal, o Infarmed confirma a V.Exas. a situação de rutura de stock destes medicamentos, a qual se deve, segundo audição da empresa titular da sua AIM (Aurovitas) a um atraso na produção/expedição no fabricante e que está, lamentavelmente a afectar todos os países que comercializam estes medicamentos.
Neste contexto, o Infarmed, juntamente com a empresa Aurovitas, está activamente a promover todas as diligências legais, ao seu alcance, no sentido de obviar esta falha e colmatá-la tão rapidamente quanto possível, com a expectativa de reabastecer o mercado ainda durante o presente mês para a dosagem de 5mg/2,5ml e no próximo mês para a dosagem de 10mg/2,5ml.
Muito agradecemos a colaboração da LPCE na transmissão desta informação aos profissionais de saúde directamente envolvidos.
Ficamos ao dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Com os melhores cumprimentos,
O Conselho Diretivo”