A LPCE atribui em 2024 bolsas e prémios destinados a incentivar a produção científica e a formação diferenciada na área da epilepsia. Os vencedores foram anunciados durante o Encontro Nacional de Epileptologia.
Os vencedores são anunciados durante o Encontro Nacional de Epileptologia.
A LPCE atribui em 2022 bolsas e menções honrosas destinados a incentivar a produção científica e a formação diferenciada na área da epilepsia.
Os vencedores são anunciados durante o Encontro Nacional de Epileptologia.
Vimos relembrar que todas as candidaturas devem ser submetidas até 15 de Fevereiro de 2022 em formato pdf para o email:
A LPCE atribui em 2021 bolsas e menções honrosas destinados a incentivar a produção científica e a formação diferenciada na área da epilepsia.
Os vencedores são anunciados durante o Encontro Nacional de Epileptologia.
Vimos relembrar que todas as candidaturas devem ser submetidas até 15 de Fevereiro de 2021 em formato pdf para o email:
A LPCE atribui em 2020 bolsas e menções honrosas destinados a incentivar a produção científica e a formação diferenciada na área da epilepsia.
Os vencedores são anunciados durante o Encontro Nacional de Epileptologia.
De salientar que todas as candidaturas devem ser submetidas até 15 de Fevereiro de 2020 em formato pdf para o email lpceporto@epilepsia.pt
A LPCE atribui em 2019 bolsas e menções honrosas destinados a incentivar a produção científica e a formação diferenciada na área da epilepsia.
Os vencedores são anunciados durante o Encontro Nacional de Epileptologia.
De salientar que todas as candidaturas devem ser submetidas até 15 de Fevereiro de 2019 em formato pdf para o email lpceporto@epilepsia.pt
A LPCE atribui em 2018 bolsas e menções honrosas destinados a incentivar a produção científica e a formação diferenciada na área da epilepsia.
Os vencedores são anunciados durante o Encontro Nacional de Epileptologia.
De salientar que todas as candidaturas devem ser submetidas até 15 de Fevereiro de 2018 em formato pdf para o email lpceporto@epilepsia.pt
A LPCE atribui em 2017 bolsas e menções honrosas destinados a incentivar a produção científica e a formação diferenciada na área da epilepsia.
Os vencedores são anunciados durante o Encontro Nacional de Epileptologia.
De salientar que todas as candidaturas devem ser submetidas até 15 de Fevereiro de 2017 em formato pdf para o email lpceporto@epilepsia.pt
Os prémios foram atribuídos a trabalhos inéditos portugueses, publicados ou aceites para publicação em 2012, tendo o valor de 1500 € (1º) e 750 € (2º).
1º Prémio
“Modeling epileptic brain states using EEG spectral analysis and topographic mapping”
Bruno Direito, César Teixeira, Bernardete Ribeiro, Miguel Castelo-Branco, Francisco Sales e António Dourado
J Neurosci Methods. 2012 Sep 30;210(2):220-9. doi: 10.1016/j.jneumeth.2012.07.006. Epub 2012 Jul 28.
2º Prémio
“Dynamic causal modelling of epileptic seizure propagation pathways: a combined EEG-fMRI study”
Teresa Murta, Alberto Leal, Marta Garrido, Patrrícia Figueiredo
Neuroimage. 2012 Sep;62(3):1634-42. doi: 10.1016/j.neuroimage.2012.05.053. Epub 2012 May 24.
Bolsa Cientifica
“Long-term evaluation of the cyclic alternating pattern (CAP) as a precursor of epileptic seizures”
César Alexandre Domingues Teixeira, Bruno Miguel Direito, António Dourado
Pereira Correia, Maria da Conceição Bento Gonçalves
Bolsa Social
“Pelo Acesso á Empregabilidade”
Adaptação e Impressão do Guia “Emprego e Epilepsia – Princípios de Boa Conduta”
Prémio, bolsa e menções honrosas no ano de 2012:
Em 2012, durante o 24º ENE, a LPCE atribuiu o primeiro prémio ao trabalho de investigação sobre Epilepsia intitulado:
Dravet syndrome as epileptic encephalopathy: evidence from long-term course and Neuropathology dos autores Claudia B. Catarino, Joan Y.W. Liu, Ioannis Liagkouras, Vaneesha S. Gibbons, Robyn W. Labrum, Rachael Ellis, Cathy Woodward, Mary B. Davis, Shelagh J. Smith, J. Helen Cross, Richard E. Appleton, Simone C. Yendle, Jacinta M. McMahon, Susannah T. Bellows, Thomas S. Jacques, Sameer M. Zuberi, Matthias J. Koepp, Lillian Martinian, Ingrid E. Scheffer, Maria Thom and Sanjay M. Sisodiya.
O segundo prémio foi atribuído ao trabalho:
A relevância da avaliação in vitro da fracção de absorção intestinal, ligação às proteínas plasmáticas e interferência com glicoproteína-P na descoberta e desenvolvimento de novos antiepilépticos – Aplicação à carbamazepina e nove derivados dos autores Ana Fortuna, Gilberto Alves, Amílcar Falcão.
Os trabalhos vencedores das duas bolsas de estudos foram:
SPECT in patients with PLEDs – towards a better definition of the ictal-interictal continuum” dos autores Inês Menezes Cordeiro, Rita Peralta, Carla Bentes, Guilhermina Cantinho (trabalho de investigação)
Plataforma Digital Interactiva “Descobrir a Epilepsia” dos autores Conceição Bento, Sónia Miranda, Vitor Alves e Ana Pereira (trabalho de carácter social ou de divulgação).
Já no Sábado, no final do 24º Encontro Nacional de Epileptologia, foram atribuídas as duas menções honrosas:
Melhor comunicação oral: Quinze anos de história natural da primeira crise não provocada: estudo prospetivo de 200 crianças das autoras Cristina Pereira, Cristina Resende, Isabel Fineza e Conceição Robalo
Melhor poster: “Epilepsia do banho” desencadeada pela emersão da água e envolvimento pela toalha: um caso com registo vídeo electroencefalográfico ictal dos autores Cláudia Aguiar, Raquel Sousa, Ana Maia, Dílio Alves e Ricardo Rego.
Clique aqui para ver os vencedores dos prémios e bolsas em 2011 (23º ENE)