Com o apoio da Angelini Pharma e com coordenação técnica da IQVIA, a Liga Portuguesa Contra a Epilepsia está a promover um estudo epidemiológico para determinar a prevalência da Epilpesia em Portugal a decorrer desde janeiro 2024 em todo o território nacional.
Qual é o objetivo do estudo?
Estimar o número de crianças e adultos com Epilepsia em Portugal e identificar o número de pessoas potencialmente não diagnosticadas, de forma a potenciar uma melhor gestão desta patologia.
Tenho de participar no estudo?
A sua participação neste estudo é totalmente voluntária e poderá interrompê-la a qualquer momento. Se optar por participar neste estudo, deverá preencher um Formulário de Consentimento Informado.
O que acontecerá se participar neste estudo?
Todos os participantes irão responder a perguntas gerais de caracterização seguidas de um questionário específico e validado sobre epilepsia sobre epilepsia. Caso os resultados do questionário sejam positivos ou inconclusivos, estes serão avaliados clinicamente por um médico especialista, que o irá contactar para avaliar a sua condição de saúde.
Terá de pagar ou irá receber alguma compensação por participar no estudo?
Não terá de pagar para participar neste estudo. Caso seja necessária a realização de uma consulta médica ou de exames complementares de diagnóstico, estes estarão a cargo da entidade que promove o estudo. Adicionalmente, não irá receber nenhuma compensação monetária por participar neste estudo.
Como será utilizada a sua informação pessoal?
A sua privacidade e confidencialidade serão garantidas através de medidas que serão implementadas, cumprindo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados. Poderá encontrar informação adicional sobre como serão tratados os seus dados na Ficha Informativo do Estudo, disponibilizada no momento em que aceita participar no estudo.