O Dia Da Epilepsia em 2023 na LPCE e na imprensa nacional.

Neste ano de 2023, o Dia Internacional da Epilepsia, tem como tema central, o combate ao estigma associado à doença. A LPCE desenvolveu várias iniciativas para sensibilizar a população e dar voz às pessoas com epilepsia.

O Dia da Epilepsia na televisão portuguesa.

Neste Dia Internacional da Epilepsia, foram vários os programas que deram destaque ao tema.

O Dr. Nuno Canas foi convidado pela RTP para conversar sobre esta doença, focando o modo como esta condição afeta os pacientes, e como o estigma condiciona discriminação, tanto na procura de emprego como em outras áreas da vida. Pode ver esta participação no link abaixo, entre os minutos 7:20 aos 11:12.

https://www.rtp.pt/play/p11138/e672182/bom-dia-portugal/1126981

Também a Dr. Ana Rita Peralta foi à RTP África falar sobre epilepsia, numa interessante entrevista que pode ver no vídeo abaixo.

https://www.rtp.pt/play/p11275/viva-saude

Igualmente, o Dr. António Campos esteve no programa da RTP1, “Portugal em Direto”, e a sua relevante intervenção está no link abaixo, entre os minutos 6:42 e os 14:48.

https://www.rtp.pt/play/p11143/e672368/portugal-em-direto/1127203

No programa “ A Nossa Tarde”, na RTP1, a Dr. Francisca Sá teve a oportunidade de participar na rubrica “consultório”, esclarecendo dúvidas dos telespectadores. A sua intervenção pode ser vista no link abaixo, entre os minutos 9:12 aos 27:00.

https://www.rtp.pt/play/p11142/e672320/a-nossa-tarde/1127181

A LPCE esteve ainda representada pelo Dr. Pedro Correia, no dia 13 de fev, no programa, “Consultório”, do Porto Canal, com uma esclarecedora entrevista. No dia 15 de fev, no mesmo canal, a LPCE foi representada pela Drª Amélia Mendes, no programa “Manhã Informativa”.

O Dia da Epilepsia nas Delegações da LPCE.

Foram várias as iniciativas de Norte a Sul do país.

Reunimos depoimentos de várias pessoas sobre o que é para elas a doença, e como é viver com a epilepsia.

Se quiser participar, pode enviar-nos uma fotografia com um cartão  a dizer #epilepsia para o email: lpcelisboa@epilepsia.pt ou colocar a imagens nas redes sociais e identificar a Liga Portuguesa contra a Epilepsia. E, claro, usar a #diadaepilepsia. Ainda sobre partilha de experiências, repetimos que a sua história pode ajudar a sensibilizar e consciencializar os outros acerca dos desafios encontrados pelas pessoas com epilepsia. Por isso, pode enviar-nos a sua se quiser contribuir e partilhar publicamente, enviando-a para lpcelisboa@epilepsia.pt.

Na luta contra o estigma, realizaram-se ações de rua, para sensibilização sobre a doença e desfazer mitos associados à epilepsia.

Visita a escolas para, junto dos alunos, falar sobre o que é a epilepsia e a importância de não estigmatizar as pessoas com esta doença.

Além disso, também pode ver as imagens das pessoas que ao longo destes meses participaram na campanha 50 milhões de passos pela epilepsia. Um por cada pessoa que sofre com esta doença.