A Epilepsia foi colocada pela primeira vez na agenda da OMS (Genebra, Janeiro de 2015) como doença prioritária necessitando de uma acção coordenada a nível de cada país, dirigida aos seus aspectos médicos, sociais e conhecimento público. É nossa esperança que os Estados sigam estas orientações da OMS.
O texto completo original da recomendação da Direção Executiva , em inglês, pode ser consultado aqui
A versão em Português (*) pode ser consultada aqui
Transcrevemos também aqui a carta traduzida (*) do Dr. Emilio Perucca, presidente da ILAE, e do Dr. Thanos Covanis, Presidente do IBE, a propósito destes desenvolvimentos:
(*) gentilmente traduzidas pelo Dr. Rosalvo Almeida
“Caros Colegas,
É com grande prazer que lhe escrevemos para dar conhecimento de que a Direção Executiva da Organização Mundial de Saúde aprovou por unanimidade uma importante resolução de apoio a uma melhor assistência e à melhor investigação em epilepsia. A resolução (O peso global da epilepsia e a necessidade de ações coordenadas de nível nacional dirigidas às suas implicações na saúde, na sociedade e no conhecimento público) [abaixo traduzida para português] foi formalmente apoiada pela República Popular da China, Federação Russa, Maldivas, Argentina, República Islâmica do Irão, Japão e Panamá.
O próximo passo para esta resolução é a sua apresentação à Assembleia Geral da OMS em maio próximo para aprovação final. Uma vez aprovada, tornar-se-á uma política formal da OMS de modo que a luta contra a epilepsia seja verdadeiramente um esforço de nível mundial. Embora muitas pessoas, nas regiões, nos capítulos nacionais da Liga Internacional contra a Epilepsia e nas associações filiadas no Bureau Internacional para a Epilepsia, estejam a trabalhar arduamente para incentivar a aprovação da resolução, gostaríamos de realçar em especial o trabalho de Alla Guekht da Rússia e de Shichuo Li da China que levaram as suas delegações a patrocinar a resolução inicial.
Por favor, incentivem os vossos governos a apoiar e copatrocinar a resolução na Assembleia da OMS de maio.
Obrigado por todo o vosso trabalho pela epilepsia.
Emilio Perucca, Presidente da ILAE
Thanos Covanis, Presidente do IBE
Outras ligações da OMS/WHO: