Outro momento muito interessante foi a conferência feita pelo Dr Jean Gotman, sobre oscilações de alta frequência e zona de inicio ictal, apreciada particularmente pelos neurofisiologistas.
A Mesa Redonda “Recomendações versus Prática Clínica”, deu origem a uma animada discussão entre todos os participantes, dada a relevância e interesse prático das questões abordadas. Ficou a sensação de que poderíamos ficar muito mais tempo a discutir e trocar pontos de vista.
O simpósio satélite e as entrevistas com o especialista foram uma boa oportunidade para voltarmos a olhar para alguns dos novos fármacos antiepilépticos. Continuamos a precisar de novas armas terapêuticas para um grupo significativo de doentes.
Foram também numerosas e muito interessantes as apresentações nacionais feitas ao longo das 4 sessões de Comunicações Orais. O prémio para melhor comunicação oral foi atribuído à comunicação apresentada pelo Dr Joel Freitas “Oscilações de alta frequência. Estudo exploratório”, e o prémio para a melhor comunicação oral breve foi para a Dra Élia Baeta com a comunicação “Consequências de uma Interrupção Abrupta de Oxcarbazepina em Portugal”. Foi uma escolha difícil para o júri, confrontado com a qualidade de muitos dos trabalhos apresentados.
A LPCE, como vem acontecendo há já alguns anos, entregou também durante este Encontro os seus Prémios e Bolsa.
Finalmente uma palavra para o Concerto com o grupo Cordis e com o cantor Jorge Palma, no conservório de música de Coimbra, no dia 13, que reuniu cerca de 400 pessoas. Foi um momento emocionante para todos em que sentimos a cidade envolvida na causa da Epilepsia. Numa doença em que a discriminação social está tão presente, este foi sem dúvida um passo importante para melhorar a qualidade de vida dos nossos doentes.
A data limite para o envio dos resumos é 15 de Janeiro de 2015 e devem ser enviados para o email oficial dos Encontros Nacionais de Epileptologia – ene@epilepsia.pt
Pode aceder aqui ao livro de resumos do 27º ENE.
Veja aqui o Jornal do 27º ENE